sábado, 30 de junho de 2007

Tem que ser...e o que tem que ser...tem muita força


Cheguei a uma conclusão durante esta semana: a noção que temos de uma semana transforma-se substancialmente consoante o local em que nos encontremos.

Mas enfim...cá estamos de volta à terrinha!


A festa da escola correu bem. Os meninos estavam um tanto ou quanto agitados ,considerando que a festa começou perto das 9 da noite, hora a que os meninos já deviam estar em vale de lençóis...mas pronto.

Os pais, tios, primos, avós, padrinhos e vizinhos de cada aluno rumaram ao belo do pavilhão que ficou à pinha. Resta dizer que houve que levasse cadeira/banco e, melhor ainda, quem resolvesse ocupar os lugares destinados aos alunos...resultado:os putos, filhos de pais educados, passaram a festa de pé, enquanto a troupe do reumático vociferava insultos a uma Professora (esta merece os P's maiúsculos todos) que pedira, educadamente, que cedessem os lugares aos meninos...Há coisas que me fazem brotoeja. Esta é uma delas.

Adiante.

Lembram-se que eu fui obrigada a ficar encarregue de uma turma por que a titular não estava "com cabeça" para os ensaiar devido a um exame que realizaria no dia da festa. Ora, a dita, resolveu aparecer na festa. Claro que o trabalho que tive foi totalmente desvalorizado porque a senhora professora é que é a titular e eu só os ensaiei...mais uma coçadela.

A turma que ensaiei, tal como disse, é a turma que faz tremer toda a gente, mas, felizmente, portaram-se bem e dançaram como os outros. Fiquei feliz, sem comichões.

As turmas foram actuando, os meninos apaudidos e filmados ...o costume.

No final, os meus pequeninos ofereceram-me flores, uma galinha (decorativa!), e um desenho conjunto das três turmas do primeiro ano. Aguentei-me até não poder mais e chorei até não haver mais lágrimas. Chorei por tudo. Pelas saudades antecipadas, pela possibilidade de não voltar a ser "a teacher" deles, pelo cansaço, pela angústia estúpida que esta profissão nos causa. Já estou a chorar outra vez. Enfim...Adiante.


Agradeço imenso os votos de boas férias, o interesse pela festa e as visitas dos que já fazem parte da família e dos que cá vieram por causa do programa na comercial. A todos muito obrigada.

Amanhã, contar-vos-ei alguns details da semana. Com fotos e tudo. Não, não vou pôr fotos em trajes menores, não quero deixar a Gisele Bündchen no desemprego. Tadinha!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vacances!!

Eu prometi que não metia o bedelho no blog enquanto durasse esta semana…mas, o que querem? Isto é um vício.
Pensei em pôr umas fotos para vos meter um pouco de inveja…mas depois reconsiderei. Poderia falar-vos do tempo fantástico que tem feito…mas também não me apetece.
E o bronze? Hum…poderia mencionar a corzinha que a derme vai ganhando à força de me espanfar na areia a ver passar os turistas…mas…ná…acho que não.
Bom…afinal de contas, esta semana está a esvaziar a minha língua (e as pontas dos dedos) do veneno do costume. Deve ser da calma e da descontracção.
Mas já estou a pôr o cérebro a funcionar, qualquer dia espeto aqui mais uma posta de pescada.
Porra, mas 1.50€ por meia –hora…CHUUUULLLOSSSSS!!!!

E já agora…OUVIRAM AQUILO???hummmm???
Maria Cunha:
O nome…achas que não tenho motivos de queixa?


Beijinhos!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Eu gosto é do Verão, de passear de prancha na mão

Falta menos de uma hora para a festa começar e eu de volta do blog...
Enfim, depois de me terem sido retirados 2 quilos de pêlos e de ter berrado durante uma boa meia-hora sinto-me pronta para o Verão, para a praia e para a loucura!UI, UI!Somos 5 e cada um é mais maluco que o outro, estou mesmo a ver a rambóia que se vai armar...

Só tenho pena de não poder actualizar o blog diariamente, mas, de qualquer forma, quando chegarmos ponho cá as pelingras do pessoal.

Já agora, se por acaso passarem pela Praia da Rocha e virem um gajo muito grande de pêra e calções de banho laranja (se ele ler isto, já não os veste) é o Eskisito...evidentemente que a moça boa, boa, boa, de biquini bordeaux (o meu francês é brutal!) ao lado dele é aqui a Mariazinha...ou então é uma sueca...não sei...enfim...nós andamos por lá!

Até daqui a uma semana.

Já estou cheia de saudades vossas...snif...PRAIA!!!! Pronto, já passaram!

Ah, e vejam lá se ouvem o "pugrama"!


Um abraço e até ao meu regresso.



quinta-feira, 21 de junho de 2007

Adultos à força...

Como sabem o plano de estudos de um curso de formação de professores, tem uma forte componente de psicologia aplicada à infância e ao desenvolvimento das crianças, assim como também nos debruçamos sobre questões de ordem sociológica: o ambiente familiar, o meio em que se inserem...enfim...tentam dotar-nos de competências (ou será truques e dicas) para que nos sintamos capazes de encarar uma turma sem ficarmos a tremer como varas verdes. Basicamente, é isto.
Mas eles esqueceram-se de uma disciplina no nosso plano de estudos...

Ora hoje foi o tal ensaio geral...o mesmo será dizer que as professoritas todas puseram o ego a encher e passearam a vaidade toda. O que é que isto tudo revela? Que os adultos em contacto com crianças regridem psicologicamente. Comportam-se como os miúdos que ensinam. Já andam a dançar a música da "Doce Fugitiva"...já não falta tudo...

Tal como expliquei anteriormente também eu vou com os meus miúdos fazer uma coreografia e tal... ora o corpo docente estava de língua afiada para ver o que é que tinha arranjado. A turma é complicada mas não ficaram nada atrás dos outros. Foi só o ensaio, mas tenho em querer que se vão safar. Espero que sim.

Resumindo e concluindo, engoliram a maledicência e assistiram aos aplausos da assistência estupefactas. TOMA!!!!

Portanto, a disciplina que faltou incluirem, na minha opinião, é "Psicologia aplicada à cagança dos professores". É cá uma ideia.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Há comments que são verdadeiros posts

Anónimo disse...
pois é rica ou rico tanto faz como é pseudonimo a maria pode ser uma traveca ressabiada li a reportagem do dito cujo e é mentira o homem não diz mal do camané.eu vi o camané e detestei um bom fadista arvorar-se em brell!!!tenham juizo seus chapados de nada!
Quinta-feira, 14 Junho, 2007

Anónimo disse...
o camané é bom a cantar fado agora com orquestra meu rico dinheirinhoo castro é que as sabe e voces seus panilas de merda atacam o homem
Quarta-feira, 20 Junho, 2007

Este post tem andado concorrido, pelo que, e aproveitando a sugestão da Dina, resolvi dar visibilidade aos estados de alma dos meus caríssimos leitores. Tenho pena de não os poder nomear porque não assinam mas enfim...feitios..

Ponto nº1- Não gramo o Carlos Castro nem com molho. O senhor em causa faz um programa na RTP que, ao que sei, é um canal público. Ora se é público também é meu e é pago também por mim, e chateia-me um bocadinho que este senhor venha armar-se em fazedor de opiniões e largar postas de pescada num canal que também é pago por mim. É que ele de certeza que não faz o serviço "pro bono" e o dinheiro que ele gastou na caneta que usa para escrever as larachas dele também me saiu do bolso.

ponto nº2 - Afinal há mesmo gente por aí que faz pesquisas por "Carlos Castro", não era eu que estava a lançar um novo mito urbano.

ponto nº3- Cada um tem direito à sua opinião, eu, como não tenho pretensões a vir a ser capa de revista, criei um blog, o senhor em questão deveria aproveitar o conceito e arranjar uma...segunda vida, visto que a primeira é tão recheada.

ponto nº4- O segundo sr.anónimo acrescentou ao magnífico comentário o epíteto de "panilas de merda" com que resolveu agraciar-me a mim e aos meus leitores...isto tudo num texto que defende o Carlos Castro...ok...sou só eu a notar o paradoxo???

ponto nº5- Ao primeiro sr.anónimo. Já agora, leu o quê?Acha mesmo que eu perderia tempo a ler alguma coisa que o senhor Castro escreve? Eu apenas assisti aos 10 minutos de focos e microfones que a RTP dá a este senhor semanalmente. Não sei a que reportagem se refere. Além disso, não é pseudónimo, é nome próprio. O que é que quer... tenho este péssimo hábito de assumir o que escrevo!

Dina, esta é para ti.

Residuos Orgânicos

É já habitual que eu aproveite o meu estaminé para destilar veneno sobre tudo aquilo que me rodeia e que chateie..que, feitas bem as contas, ainda é uma carrada jeitosa. Ora hoje, decidi atacar um outro flanco. Eu sou da opinião que, quanto mais tempo de serviço têm os professores maior é a cagança (desculpem o termo, mas foi o que se arranjou), e que nós os eternos "novinhos" (com 26 anos, portanto,encontro-me na puberdade) é que somos os mais preocupados e interessados.
Retiro tudo o que disse. Afinal também há valentes bestas entre a classe "recibo verde". Anda lá na minha escola uma ave que, ou é dura de ouvido, ou estúpida na última casa. Eu cá sou muito alentejana: cumprimento toda a gente até que não me respondam, aí, meus amigos, está tudo lixado. Ora esta alma não me respondeu umas quantas vezes já...e passa entre duas pessoas que se encontram a conversar e toca de virar costas...e é isto professora!

Ora como é que esta gente pode educar crianças??? Não pode! Só me apetece descompô-la, e explicar-lhe que pode ser anti-social à vontade, desde que não seja mal-educada. Mas eu já sei como sou, mais vale ficar calada.

Ainda há dias tive uma pega com uma parva destas por não responder ao meu bem-humorado "Bom dia!" Epá, resmunguem mas respondam catano!



Pronto, já passou!

terça-feira, 19 de junho de 2007

A minha vida dava um blog...

Meus caros amigos bloggers...estou a um passo de atingir o estrelato, deixem-me portanto alegrar-vos o dia com mais uma amostra do meu brilhantismo:

Os moços da Rádio Comercial escolheram "O Consultório da Maria" para ser lido no fim-de-semana!!! Ai, que me dá um fanico...kidding! Isto agora é sempre a subir, ou não...agora estou cá a pensar nas barbaridades que para aqui escrevi...e , bom, a minha rica mãezinha não vai achar grande piada...er...glup!

Este fim-de-semana vai ser a p%$#/ da loucura! Vou aproveitar o microfone lá a festarola da escola e ponho o pessoal todo a apontar...como o ano já acabou não há nada a perder! Kidding! Eu sei bem a corja que ali anda.

Embora saiba que lêem aqui, gostaria muuuuuuito de saber que reservaram uma horinha do vosso fim-de-semana para ouvirem as minhas baboseiras lidas por uma voz de rádio. Ena!

Sábado- das 6 às 7 da matina (eles são uns malucos...devem pensar que alguém está acordado a essa hora! Espera lá, eu estou! Vou para a praia! Ena!)

Domingo-das 20 às 21 (tipo hora de jantar em família...hum? Que dizem?)

Isto é como a Eucaristia Dominical é só uma hora, vá!

Não posso deixar de agradecer a inscrição, que foi feita pelo meu querido amigo Livreiro, que não tem blog, mas tem uma moca de Rio Maior que é qualquer coisa. E não fui eu que pedinchei, foi ele que, por trabalhar numa livraria se apercebeu do tremendo potencial do meu blog ...cof...cof...cof

Aqui o Eskisito agora anda a engraxar-me...não te deixo nem chegar perto de mim, quando for uma pessoa famosa!

Rafeiro: TOMA!!!!NHA NHA NHA NHA NHA NHAAAA!!!!

Se eu fosse um sabor de gelado...

Diz que sou limão...eu que até nem gosto nada de limão.E eu não sou nada assim!Sou uma jóia!E AI DE QUEM DIGA O CONTRÁRIO!!!!E não sou nada fria. Seca talvez, mas fria? Qual fria...estas bodegas...e a culpa é da Maria Cunha.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

P.M.S. my ass!

Para que conste, encontro-me naquela estúpida altura do mês em que me dedico a chamar nomes a tudo o que se mexa, ou respire, ou...exista. Gosto também de salientar que, não fosse a Eva armar-se em abelhuda, nada disto teria acontecido. É portanto ponto assente que aquelas tretas da Ausonia, Evax e ronhonhó do "Proud to be a woman" não passam de uma valente palermice saída da cabeça de uma qualquer criativa que não estava com o período. Arrisco até a dizer que se trata de um exemplar do sexo feminino que havia acabado de actualizar a vida sexual e então, vai de dizer bacoradas!
Resmungo que me farto nestes dias, mas a culpa não a atribuo toda à bendita Natureza. Não senhora. Atribuo-a em 75% ao smart ass que me calhou na rifa e que não se cansa de me moer o cérebro com piadolas parvas. Ah e tal que eu tenho mau-feitio, ah e tal que não se pode dizer nada, ah e tal as mudanças de humor! Ora bardamerda! Ele que experimente sentir o útero a ser arrancado a ver se gosta! Ainda para mais agora tenho que ir fazer a depilação. Vai ser o bom e o bonito.

Hoje saiu-se com uma nova.

"-Sabias que, e isto está cientificamente provado, as mulheres quando estão com o período, fazem interferência na recepção das ondas da rádio.

-(silêncio)"

Não sei bem o que é que ele queria dizer, mas juro que hoje me vou a ele e não é nenhuma "sexy party".



Conseguir, só penso em conseguir...ARGH!

O fim do ano está próximo e, tal como já referi, o agrupamento gosta de celebrar o fim do ano lectivo com grande pompa e circunstância...o que me deixa a pensar cá com os meus botões, que no início do ano não se fez nada disto...até parece que os querem ver pelas costas!Mas não deve ser isso...
Os 4ºs anos são aqueles que terão maior destaque, visto transitarem para uma nova escola. Até aí tudo bem. O que me está a custar engolir é que os meninos de uma determinada turma foram gentilmente avisados que têm de contribuir com 5 euros cada um para a compra do presente a oferecer à queridíssima professora, ora, 25 alunos a multiplicar por 5 euros dá...um balúrdio!Resta acrescentar que a turma não vai toda ela transitar para o 5º ano...pelo que a prenda me parece um tanto ou quanto paradoxal:"Aqui vai esta prenda como forma de retribuição pelo seu esforço em manter-me, com 12 anos, numa escola de 1º ciclo!Bem haja!".
Depois há a questão da festarola ser uma verdadeira competição para ver quem conseguirá fazer uma actuação melhor e mais cheia de mariquices...porque quem está efectivamente a participar são os egos das professorinhas todas! Todas elas detentoras de um sentido de espectáculo capaz de fazer tremer o La Féria. É que 75% das turmas (TREUZE no total...as vezes que eu já ouvi isto nos últimos dias...) vai interpretar canções da famigerada "Estrelinha"!!! E os pais também vão interpretar uma canção da "Estrelinha"!
Tirem-me deste filme.
Claro que, no meio disto tudo, aqui a Maria tinha de ser a encavada. Nem havia nada a enganar. Ora, como em todas as escolas, nesta também existe a sala dos "rejects".Esta turma é constituída por aqueles meninos que já deviam estar no 5º ano e que, por razões de índole sócio-familiar (bonito!), não manifestam qualquer interesse pela escola, a não ser pelos intervalos, que aproveitam para espancar os mais novos e dar trabalho às auxiliares. Com a minha sorte típica, calharam-me. Ora, este ano a história repetiu-se: a professora a quem foi atribuída esta turma fez queixa, alegou as alíneas todas e mais algumas para poder ter apoio para cada aluno, fez queixa à DREL por que a turma não é legal, os alunos forma literalmente abandonados à sua própria ignorância. A bela da colega, achou por bem que o exame que vai fazer no dia da festa não lhe deixa tempo nem paciência para ensaios. Estranho, mas verdade.
Resumindo e concluindo, e atendendo ao facto de eu ser detentora de uma valente CARA DE PARVA a bela da colega disse-me que se eu não fizesse nada com eles para a festa, eles não participariam. Entre a espada e a parede, o sentimentalismo veio à tona e disse-lhe que assegurava a participação da turma.
Agora não sei se me meti numa camisa de onze varas. É que não se consegue disciplinar miúdos cuja única noçaõ de disciplina é o estalo e a vergonha perante os outros. Digamos que não está fácil. Mas não vou desistir deles, da mesma forma que, consecutivamente, outros o têm feito. Sexta-feira logo vos digo alguma coisa.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Mas que raio...

Eu fico estúpida com as procuras que as pessoas fazem no google e que depois vão dar aqui ao estaminé:

- Como agarrar marido...ok...isto até é um consultório, mas, convenhamos...

- Sónia Araújo...não vos passa pela ideia a carrada de rebarbados que aqui vem ter à pala daquele post da coloração. E malucas também...

- Sónia Araújo com decote...há que afunilar a pesquisa ao essencial...

- Tintas para cabelo...

- Profissões esquisitas...mas que raio...

- Alentejo nutricionista...e lá foram dar ao borrego.

- Pitinhas...a sério, era mesmo assim...

- Porrada nas marchas de alfama...ehehe...só não sei como lá foram dar...

- Significado da palavra intrujona...burros!!!!

- Carlos Castro...recebi ontem um comment de um/uma/traveca a defender o senhor e a chamar-nos (a mim que escrevi o post, e a vocês, meus caros, porque apoiaram) não sei o quê.

- Spa o que faz falta...dinheiro para poder ir.

- O melhor marido do mundo...a mesma que queria agarrar o marido, veio ter aqui.

- Habilitações escolares do Sam the Kid...ah pois, agora já se começam a interogar!

- Colectar recibos verdes...não tem nada que enganar...é ser explorado e pronto. É simples de perceber mas foi "preciso tirar um curso"...

- 45 quilos...as dietas malucas...chega o Verão e é vê-las a cair que nem tordos!


Ufa!

Haja pachorra!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

...Nunca é demais relembrar...




...embora tenha a certeza que os leitores deste blog partilham do meu amor pelos animais.


PS: Não consigo deixar de pensar no outdoor da União Zoófila.

When shit hits the fan...



"Tenho-me mantido calado em relação ao desaparecimento ou rapto da menina inglesa, porque acho que há gente a mais a dizer alarvidades sobre o assunto.

Tenho-me abstido de manifestar a minha repugnância pelo procedimento asqueroso da imprensa inglesa em relação à actuação da polícia portuguesa, porque acho que vozes de burro não chegam ao céu.

Tenho optado por não manifestar o meu desacordo pelas conferências de imprensa que a PJ dá em inglês, num abjecto acto de subserviência em relação a esta classe de gente (e gente não é, certamente, que gente não procede assim), porque reconheço que do alto da sua arrogância, apenas têm contribuído para revelar ao Mundo a mentalidade de merda que existe por dentro daquelas cabecinhas loiras.

Agora o que não vou engolir é que um filho da puta inglês (que se diz ser o arquitecto da casa onde mora o principal suspeito) que reside em Portugal há cerca de trinta anos e que afirma não falar uma palavra de português, tenha o descaramento de criticar a GNR porque, segundo afirma o cretino, tentou dar informações pelo telefone e foi atendido por um agente que não falava inglês. Pior ainda, disse a besta com todo o ar de desdém que lhe coube naquelas fuças de porco inglês, foi quando, algumas horas depois voltou a telefonar e quem o atendeu sabia apenas algumas palavras da língua de sua majestade, a rainha da casa da maior pouca vergonha a que o Mundo assistiu nos últimos anos.

Estes ingleses prepotentes e elitistas não se mancam, mesmo. Estes ingleses merdosos, que já no tempo da guerra afirmavam que a Europa estava completamente isolada pelo nevoeiro, estes ilhéus provincianos que em pleno século XXI continuam a conduzir fora de mão e a alimentar uma realeza de putaria, estes negreiros sem vergonha que espalharam e deixaram escravatura e racismo pelos quatro cantos do Mundo, estes arruaceiros de merda que espalham o terror pelos campos de futebol da Europa, têm o topete de viver trinta anos num país que lhes oferece um sol radioso, como eles nunca imaginaram existir, sem se darem ao trabalho de aprender uma palavra da nossa língua, ainda têm tempo de antena num canal de televisão nacional para falarem mal de nós?

Mas afinal que trampa de república de bananas é esta, que beija a mão a quem nunca respeitou um aliado, que parece ter esquecido o célebre mapa cor-de-rosa, com que nos roubaram metade de África, e fica impávida e serena, a ouvir os desabafos destes alarves, sem ao menos um protesto oficial.

Por onde é que anda o "gasolineiro" de Boliqueime quando a honra do país necessita ser defendida?

Onde é que está o "inginheiro" feito à pressa, sempre tão lesto a acariciar os "tomates" aos amigos trabalhistas?

Já não resta nem um pouco do orgulho nacional?

Depois admiram-se que meia dúzia de gatos-pingados, apreciadores de concursos televisivos, reabilitadores de apresentadeiras escorraçadas da política, façam do maior ditador do século vinte, o maior português de sempre.

Ao fundo com a Inglaterra e puta que pariu os ingleses!"


Recebi isto por e-mail.

Agora digam de vossa justiça.

A minha veia comuna:os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais tesos

Vi há dias uma reportagem na RTP sobre as lojas Gourmet. Como eu cá sou mulher de alimento, parei logo com o zapping (alucinante por sinal, tendo em conta que percorro 4 canais...) e fiquei atenta. As lojas eram de facto magníficas, exibindo aqueles queijos muito fedorentos e uns enchidos capazes de me pôr a salivar qual cão de uma experiência Pavloviana... claro que, para sossegar as carteiras mais afoitas e menos recheadas, os senhores lojistas resolveram apresentar algumas das iguarias mais exorbitantemente caras, para não dizer ridiculamente caras...De entre as quais destaco uma caixa de caviar que custa a módica quantia de 600€. A caixa vazia! Porque o recheio era mais um abuso. Depois apareceram o bacalhau e os azeites. Outro abuso.
Às tantas, depois de ver tanta barbaridade, pus-me a pensar que, se calhar, aquelas lojas não conseguem sobreviver por muito tempo. Afinal de contas, os portugueses andam todos mais tesos do que um carapau! Mas, se calhar, estava enganada.

A páginas tantas , um senhor com cabelinho à CDS-PP/Santana Lopes (franja estúpida e caracolinhos manhosos na nuca a escorrer gel) resolveu encomendar 6 caixas de azeite aromatizado com o raio-que-o-parta para oferecer. Imagino a conta. Ora se eu ( e o Eskisito e o Lucas) gastamos cerca de 100€ por mês em alimentação (que depois não chega e lá vai barão...mais 100€) como é que esta gente pode gastar um balúrdio em porcarias sem jeito???Será que sou eu que sou assim tão pegada? Se calhar é.

Depois aparece uma senhora dos seus 70 anos (reformada julgo eu) a dizer que faz o avio mensal nas lojas gourmet! Isto não é de um a pessoa a mandar estar calada? Há velhotes a sobreviver com 200€ mensais, e esta ...senhora... (só pra a Teresa não me puxar as orelhas), compra as ...coisas...(idem)...numa loja Gourmet??? Esteja mas é calada! E a jornalista dizia-lhe, que era muito caro e tal, e ela retorquia que a qualidade é mais importante que o preço. Não brinquem comigo!!! Ela que experimente as salsichas gourmet do LIDL a ver se não lhe sabem a caviar!
Com fome marcha tudo!
PS: O Lucas é o terceiro membro do gang.E é um gato. Um destes dias falo nele. Este gato dá uns quantos posts.
A pizza foi o Eskisitinho do mê coração que fez. Não é um cozinheiro afamado, mas tem tudo para ser. São servidos?

quarta-feira, 13 de junho de 2007

LER +

Os posts desde há já alguns dias que estão subordinados ao tema das leituras, pelo que, a par do Plano Nacional de Leitura, me lembrei de vos falar da experiência que tenho tido com as crianças e com a leitura.
É certo que, na escola em que trabalho, pululam uns seres hediondos disfarçados de Professoras de 1º Ciclo, mas, de entre essas más profissionais (que não são como o outro que dava aulas de coiso ao léu), encontram-se algumas que fazem jus ao epíteto de "facilitadoras de aprendizagem".

Nestas duas salas, pode encontrar-se uma biblioteca feita com mesas e estantes, repleta de livros que os meninos trazem de casa. O centro de recursos da escola foi inaugurado há meses, mas antes disso já os alunos do 1º ano estavam familiarizados com todo o processo de requisição. Sim, 1º ano! Eles podem ler de uma forma algo rudimentar, mas foram sensibilizados para o contacto físico com o próprio livro. Eles "lêem" a capa, as ilustrações, e tecem conceitos entre aquilo que adivinham e a leitura da professora.

É nestas duas salas que também se torna mais fácil ensinar. São meninos que compreendem a necessidade de ouvir o que lhes é dito. São mais calmos e controláveis e...torna-se habitual pôr em prática actividades que, noutras turmas, seria impensável...mesmo de 3º ou 4º.

Para terminar reproduzo uma situação de sala de aula, com o R. do 1º ano:

"-Ó R. vira-te para a frente! Não estás a tomar atenção ao que a C. está a mostrar.-digo eu

- Desculpa teacher... -diz ele encolhido

- Estás desculpado. Agora toma atenção.

Entretanto, estranhei o silêncio do lado dele, por nunca ficar sem resposta.Ao que ele me atinge com esta:

-Ó teacher, portei-me mal, posso ir para o castigo?

Eu com cara de parva a olhar para ele, disse-lhe que sim, que "podia" (devia?)

O R. levantou-se expedito e dirigiu-se para a biblioteca da sala...

A biblioteca é a única parte da sala com mesa e cadeira desocupada...pelo que o R. me enganou com uma destreza maquiavélica. Será que anda a ler "O Príncipe"?

É bom ver que a leitura está a deixar de ser um castigo para se tornar um prémio.


Os meus queixumes surtiram efeito!!!

A minha querida Dina nomeou-me thinking blogger!

Obrigada.

Eu sei que é um prémio sem grande importância, mas, acredito que quem o outorga lhe dê a máxima importância. E eu que sou tão simples e "pequenina" não consigo deixar de me sentir muito afortunada ao perceber que aquilo que me passa pela cabeça faz sentido para outras pessoas. Pessoas que não conheço pessoalmente, mas que já me ensinaram muitas coisas neste Universo virtual. Agradeço a partilha, acima de tudo.

terça-feira, 12 de junho de 2007

...como se tivessem boca.

Ora portanto, a minha querida homónima, achou por bem que 5 livros não satisfaziam a sua curiosidade. Digamos que ela quer ter a certeza se, de facto, está a lidar com uma pessoa extremamente inteligente. Eu respondo: epá...não. ´

Cá vão mais 5:

"Gosto de fazer amor" de José F. Zurita...não, eu não sou uma grande maluca. O livro é adorável, e expõe, sem psiocologias parvas, aquilo que é uma relação a dois. Recomendo uma leitura a dois.

"Cultura" de Dietrich Schwanitz...é um calhamaço do caneco. Assusta um bocadinho. Mas é um livro que condensa o indispensável e o extremamente interessante em matéria de História Mundial.

"Noutra dimensão" de John Edward...sim, é aquele senhor que aparece no People and Arts a falar com os mortos. Escusam de gozar, eu acredito naquilo.

"Retrato a Sépia" de Isabel Allende...não tão genial como a "Casa dos Espíritos".

"Veinte poemas de amor y una canción desesperada" de Pablo Neruda...

" Puedo escribir los versos más tristes esta noche.

Escribir, por ejemplo:«La noche está estrellada,
y tiritan, azules, los astros, a lo lejos».

El viento de la noche gira en el cielo y canta.

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Yo la quise, y a veces ella también me quiso.

En las noches como ésta la tuve entre mis brazos,
La bése tantas vezes bajo el cielo infinito.

Ella me quiso, a veces yo también la quería.
Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos.

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Pensar que no la tengo. Sentir que la he perdido.

Oír la noche inmensa, más inmensa sin ella.
Y el verso cae al alma como el pastor el rocío.


Qué me importa que mi amor no pudiera guardarla.
La noche está estrellada y ella no está conmigo.

Eso es todo. A lo lejos alguien canta. A lo lejos.
Mi alma no se contenta con haberla perdido.

Como para acercarla mi mirada la busca.
Mi corazón lá busca, y ella no está conmigo.

La misma noche que hace blanquear los mismos árboles.
Los otros, los de entonces, ya no somos los mismos.

Ya no la quiero, es cierto, pero cuánto la quise.
Mi voz buscaba el viento para tocar su oído.

De otro. Será de otro. Como antes de mis besos.
Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos.

Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero.
Es tan corto el amor, y es tan largo el olvido.

Porque en noches como ésta, la tuve entre mis brazos,
Mi alma no se contenta con haberla perdido.

Aunque éste sea el último dolor que ella me causa,
Y éstos sean los últimos versos que yo le escribo
."

Não conseguiria nunca dizer o que é, só lendo. Eu sei que ninguém vai ler porque é espanhol e tal mas, já estou como a Teresinha...paciência!

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Há palavras que nos beijam...

A minha querida Teresa propôs-me um desafio bem giro e muito intelectual. E eu, como sou gira e intelectual vou aceitá-lo!eheheheeh(Escusam de vir com histórias de torresmos!)

Portanto, a ideia é dizer quais foram as minhas 5 últimas leituras. É certo que leio uns 3 ou 4 ao mesmo tempo...se não me agradarem ponho de lado, se por outro lado me prenderem a atençaõ leio tudo ao molho, mas dou especial tempo de antena ao que preferir.

Ora então cá vai disto:


-"Minto até ao dizer que minto" de José Luís Peixoto, é um registo diferente deste autor que não me canso de recomendar a toda a gente. É alentejano, jovem e brilhante. E professor, o que me faz pensar na capacidade que ele tem de se abstrair...


"A Resistente" de Miguel Ângelo...enfim...é asim...coiso...tipo...MAU!!!É no que dá comprar livros em saldo...mas fiquei surpreendida pela escrita. Digamos que o conteúdo não acompanha a forma. Não gostei, o que não significa que não haja quem pense o contrário.


"Confissões de uma liberal" de Maria Filomena Mónica, é uma compilação de crónicas muito incisivas desta autora que de parva não tem nada. O livro já está todo sublinhado. Pensei assinalar o que achasse interessante, dei por mim a sublinhar tudo. A visão dela sobre a educação é absolutamente imperdível.


"A língua da tua mãe" de Stephen Burgen, este é daqueles que ando a ler aos bocadinhos. É uma espécie de livro técnico sobre insultos e a respectiva evolução etimológica. Parece estúpido, mas é interessante e nunca se sabe, pode vir a ser útil saber mandar um islândes à &Y%$% ou ao %$#/&...ehehehehe


"Memórias de uma gueixa" de Arthur Golden, andei a fintá-lo até que me foi emprestado. Não é de todo um livro que me tenha marcado de forma indelével, mas aprendi bastante sobre a cultura japonesa e sobre aquilo que é ser gueixa.



Agora vou dizer os autores que não leio porque abomino:

- Laura Esquível, Nicholas Sparks, Margarida Rebelo Pinto, Danielle Steel. Estes são mesmo os "no-no".


E aqueles que DEVORO:


Saramago, Isabel Allende, Garcia Márquez, Tony Parsons, José Luís Peixoto, Michael Cunningham entre muitos outros.


E pronto, que me lembre, foram estes os últimos.

Ora, como não poderia deixar de ser, vou lançar o desafio ao Eskisito, à Dina, à Maria Cunha, à Bellatrix e ao Rafeiro Perfumado.

sábado, 9 de junho de 2007

A árvore da amizade...por J.M.


Mencionei há tempos que tenho uma turma do Jardim-de-Infância não foi? Bom, de facto, há 3 semanas que estou com eles.

Visto que não sou Educadora custou-me horrores adaptar-me a eles porque são mesmo pequeninos. São muito queridos e extremamente inteligentes. Atrevo-me a dizer que estes miúdos estão muito bem preparados e aprendem com uma facilidade completamente absurda!

Aprenderam a regra dos números em 10m e já andavam a contar até 80 e tal...fico mesmo estúpida.

Mas o que realmente me fascina é a capacidade que eles têm de questionar tudo e articular o pensamento em torno dos novos conceitos.

Como o ano lectivo está a terminar, a aula passada foi dedicada à elaboração de uma recordação para a Teacher. Resolveram (ajudei na decisão...) fazer as mãos de todos e escrever os nomes para eu não me esquecer deles. A páginas tantas eu digo qualquer coisa do género: "Agora vamos enfeitar o nosso desenho com árvores, com o mar, aquelas coisas que nós gostamos mais. " Para quê? perguntou o J.M. e eu respondi que era a recordação da nossa amizade. Os circuitos sofreram uma sobrecarga, o J.M. ficou uns segundos a fitar-me pensativo e depois sai-se com esta:" Eu sei fazer essa árvore." Então fiquei eu a apanhar papéis."Qual árvore J?" e ele responde-me isto:"A árvore da amizade. É assim...queres ver?"

There is still hope.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Passo a explicar...

Isto de se ter um blog tem muito que se lhe diga. Se por um lado gostamos de manter o nosso anonimato, por outro, e à medida que começamos a criar amizades com os visitantes, começamos a achar que não vem mal nenhum ao mundo por nos darmos a conhecer.

Portanto, a bem da verdade, e para pôr a pensar o pessoal que me nomeou para thinking blogger (conhecem pouca gente...deve ser...) atentem...

Ora então cá vai mais uma piece of information: quando era miúda costumava ver os Peanuts. Aquilo era transmitido cedíssimo, mas como sempre fui galo da manhã (como diz a minha mãe...havia de me ver agora...), acordava para ver aquilo.


E agora é que é. Para todos aqueles que achavam fazer parte de um grupo restrito de pessoas que tivera a imensa sorte de conhecer um espírito iluminado (acenem com a cabeça), cá está a grande revelação (interjeição de espanto). Eu não assistia à série por achar hilariantes as tiradas do Linus ou do Charlie Brown...nada disso. Eu via os desenhos animados porque...ACHAVA O SNOOPY QUERIDO!!! Andei a enganar os meus pais uma porrada de tempo, dizendo que achava aquilo engraçado...e tudo isto porquê? Porque dentro de mim vive uma ELMYRA!!!


Eu vestia babygrows aos meus gatos...
Faltava-me acrescentar esta aos meus guilty pleasures.
Lanço o repto aos meus prezados leitores: escrevam sobre os vossos guilty pleasures.
Ps: Cruxe, reparaste no uso do itálico? É para assinalar o uso de anglicimos. Assim, sim. Pronto, agora já estou vingada. No hard feelings!

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Forever friends

Há dias recebi o telefonema de uma amiga especial. Não a vou rotular de melhor amiga nem de nada disso. Os amigos não devem ser postos em estantes por ordem de importância. E digo que é "especial" porque não estou com ela há já alguns anos. Uns 5 talvez. Conhecemo-nos desde os 4 anos. O que significa que, literalmente, nos cresceram os dentes em conjunto, assim como caíram e voltaram a nascer.
Fomos sempre muito diferentes e, simultaneamente, totalmente iguais. E agora, à distância de uma dezena de anos separadas, percebo isso muito bem.

Li há dias no blog da outra Maria que os verdadeiros amigos são aqueles que, quando ligamos a dizer que precisamos de boleia para ir para o aeroporto, largam tudo e buzinam à nossa porta. A L. é assim. Porque sei que, mesmo que não falemos durante meses a fio, quando ouvimos a voz da outra no outro lado da linha, o tempo deixa de ter importância e falamos com a mesma casualidade de sempre. O mesmo à-vontade de quando percorríamos o caminho para a escola juntas, diariamente.

Cada uma optou por percorrer um caminho diferente, áreas de interesse diferentes, vidas diferentes, cidades diferentes, novos amigos diferentes, mas, feitas as contas, e ao fim destes anos todos verifico que os nossos percursos se cruzam em muitas coisas e em muitos sítios.

Quando eramos miúdas gostávamos de passar o tempo a discutir trivialidades e a idealizar um futuro que nos parecia longínquo...agora que somos mulheres, independentes , é bom ver que, de uma maneira geral, conseguimos o que nos propusemos.Lembro-me que ela tinha esta música no voice mail:


"You just call out my name

and you know, wherever I am

I'll come running to see you again...

Don't you know that winter, spring, summer, or fall

all you've got to do is call

And I'll be there, yes I will

'cause you've got a friend..."


terça-feira, 5 de junho de 2007

Só para tirar a dúvida...






















é mesmo isso que lá está escrito, não é?...Tipo...ok.



Cozinho para o povo...

Não sei se já repararam que adicionei um novo blog à lista dos links que costumo visitar. O blog é um verdadeiro oásis culinário, pelo que, desde o passado domingo, já devo ter engordado valentemente.Um segundo nos lábios, uma vida inteira nas ancas...mas a felicidade daquele segundo...


Recomendo os pastéis de massa folhada com recheio de legumes. Uma receita absolutamente fantástica, por ser barata, saudável e relativamente fácil. Ontem seguimos a sugestão que a Witchie dá para guarnecer a pizza e, devo dizer, fica mesmo muito bom. Também fizemos o bolo de chocolate vegan...er...que, por volta das 6 deve desaparecer por completo. É ultra-simples, barato e sem ovos. Pronto, está dada a sugestão. Passem por . Vale a pena.




segunda-feira, 4 de junho de 2007

O que faz falta é animar a malta

O sociedade civil de hoje debruça-se sobre a questão da desconfiança que os portugueses nutrem para com algumas profissões. Segundo as Selecções do Reader's Digest as profissões que nos merecem maior confiança são os pilotos de aviação e os bombeiros. Ou seja, depositamos a nossa confiança em duas profissões com as quais não lidamos diariamente, pelo menos à partida.

De acordo com a sondagem, a profissão que aparece a seguir no podium é a minha. Fiquei tão contente... será que ao menos, estatisticamente , um professor ainda consegue ter alguma dignidade? Parece que sim!


Ena...então, neste caso, não compreendo porque é que os professores de determinadas escolas levam na tromba se tiverem o azar de chamar um aluno à atenção...é que, se calhar, se o fizeram foi porque consideraram necessário fazê-lo. Ou talvez seja porque a profissão de pai/mãe passou a ser exercida em part-time, obrigando o professor a fazer turnos-duplos.


A grande celeuma que assola a minha escola esta semana é a Festa de Encerramento da Actividade Lectiva, ou, o que vai dar ao mesmo, Festarola para os paizinhos verem os filhinhos armados em meninos de coro...


A festa vai decorrer à noite para que os pais possam estar presentes, as actividades serão as de sempre , por forma a não defraudar as expectativas dos pais e o objectivo é mostrar aos pais que apesar os filhos serem uns autênticos demónios quando a ideia é armar banzé propositadamente e com autorização eles estão sempre prontos!


Não sei se mencionei que os pais estão já à espera da Festarola e ai de quem não organizar uma actividade bem catita para o sr.tal usar a câmara digital ... é que os alunos podem até reprovar, mas a macacada de final de ano tem de ser bem esgalhada, para que o sr.tal não fique mal visto perante os seus conterrâneos...


Resta acrescentar que são estes os mesmos pais que se escapulem às reuniões por falta de tempo, são estes os mesmos pais que sacodem a água do capote a cada recado sobre as faltas de educação do filho...


Apetece-me fazer sabem o quê? Recriar uma aula para ilustrar, convenientemente, o que foi o ano lectivo. Será que assim eles percebiam? Cheira-me que não.



domingo, 3 de junho de 2007

why, oh why...

A Maria nomeou o meu blog pelo meu sentido de justiça. Isto pôs-me a pensar. Não fosse eu uma thinking blogger...ehehehe...adiante.

Bom, fiquei a pensar nisto, porque, essencialmente, não sei se consigo ser justa tantas vezes quanto seria necessário para merecer o epíteto. Tudo isto por causa da Teresa. Está visto! Shame on you, Teresa!

Agora estou aqui a meio de um dilema...oh I'm fortune's fool...

Mas isto passa...mais uma nomeação e passa...(hihihihi)...vá duas, a jogar pelo seguro...(hihihihi)




sábado, 2 de junho de 2007

A modos que é assim:

Estou a um bocadinho assim de ganhar umas peneiras que só visto.

E porquê? Porque fui nomeada para thinking blogger...duas vezes!!!! É a loucura!Já para não mencionar o valente epíteto de "blog com tomates".






Obrigada Maria e Eskisito (que é o meu marido mas não interessa nada, qual imparcialidade qual quê...)

Portanto, pelo que sei vou ter de nomear mais 5. Cá vai:

sempre soube que havia uma vaca dentro de mim pela variedade do teor dos posts e pela imensa sensibilidade.

A Gota de Ran Tan Plan pela rectidão e pela doçura.

Eskisito Rules palavras para quê? Porque é o meu companheiro para a vida e por me ter aberto tantos horizontes (e pelos cozinhados vegetarianos que ele desencanta que me fazem pensar em optar um estilo de vida vegan...durante umas horas)

Rafeiro Perfumado pela escrita muito boa e que me faz rir muito.

Coisas simples e pequenas pela franqueza e pelo sentido de oportunidade. E porque é alentejaníssima como eu!

Tenho dito.
Podem depositar a quantia na conta abaixo indicada.
ps: As nomeações para blog com tomates ficam para outro dia. Mas podem depositar o valor do suborno na mesma...não se acanhem.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Tu queres ver que...


Venho por este meio dar vasão a um sentimento que se apoderou de mim por volta da hora do almoço e que me impediu de dormir uma valente sesta de 3 horas na companhia do respectivo e do gato.


Então não é que os sacanas do Tribunal de Contas vieram a público dizer que verificaram a existência de umas irregularidades pequenininhas nas contas do Estado? Bem, eu fiquei logo maldisposta e com uma azia que só visto! Olhem bem para a moral destes gajos hã?


Quem nunca arrecadou 700 milhões de euros que atire a primeira pedra pá!


Excesso de zelo é o que é!