sábado, 14 de agosto de 2010

Ah, o Norte!


Então e quantos de vocês, os quatro, é que já andavam a apostar no fecho aqui do estaminé, hã? Já se estavam a preparar para o postzinho lamechas com a foto cheia de sentimento a dizer adeus em estrangeiro, seus abutres! Vocês quatro sois levados da breca. Alguém sabe o significado desta frase, já agora?


Resumindo, tenho andado a leste aqui do coiso porque sim. Por que está calor e preguiça e sabe melhor fazer outras coisas. Tomemos como exemplo uma visita a amigos em Gulpilhares. Gulpilhares. Muito havia a dizer de Gulpilhares. Tem uma confeitaria/pizzaria/quiosque que vende uns croissants/pizzas/jornais que são uma categoria, digo-vos já. E a Santa Maria Adelaide que fica lá ao pé? Não conheceis a história? Pois ide ao google. Eu fiquei elucidada. Primeiro que a noção de "a santa não se decompõe" é um nadinha exagerada. Segundo, verdade seja dita, a Adelaide não teve o processo de descanso em paz facilitado.

E a feira medieval de Santa Maria da Feira? Já foram a uma? E acharam tudo giro? ESQUEÇAM! Vão a esta e vão ver o que é levar um evento a sério. Houve lá um bocadinho que, calhando foi por causa da sangria, em que pensei que o senhor da cota e da espada se estava a prepara para me dar um encontrão. E havia grinaldas. Que não comprei, visto que andar pelo Cacém de grinalda seria, vá, estúpido.


Depois há francesinhas. Francesinhas das boas. Ora, se isto não é motivo para uma pessoa se afastar da internet e percorrer esses caminhos de Portugal...

No fundo, o Norte é, a par do Alentejo, uma parte lindíssima de Portugal. Venham-me para cá com o Algarve, camones, calor...ná!Para mim, desculpai, um bom dia não é um dia de praia, mas sim um dia a laurear a pevide e a conhecer sítios, à sombra e frescos, se não for pedir muito.

Só não gostei de uma coisa:os sinos. Vamos lá ver, qual será a necessidade de pôr os sinos a tocar de 15 em 15 minutos, hum? E de noite? Temos um pároco armado em Badaró, é?


(Faltou mencionar o jantar em Matosinhos enquanto decorria o jogo do Porto com não sei quem. O Porto marcou e eu vi a minha vidinha a andar para trás. Não é que tenha alguma coisa quanto aos senhores, mas vi gente de braços no ar a berrar guuuuooooooloooooo enquanto cuspiam gafanhotos cheios de comida e só a nossa mesa não mexeu. Pensei cá para mim que não chegávamos vivos ao carro. Eu, que sou do Porto desde pequenina. Gulp.)

5 comentários:

Pedro disse...

As férias fizeram-te bem! :D

Maga disse...

não que tu precises disto, que não precisas, mas achei piada.

breca (è)
s. f.
1. Cãibra.
2. Doença que faz cair o pêlo!pelo às cabras.
coa breca: exprime surpresa desagradável.
levado da breca: traquinas; mau.

e olha que somos mais que quatro!
beijocas!

teardrop disse...

Já estávamos era com saudades de ter novidades tuas ;)

cexy disse...

Gulpilhares??Gulpilhares é muito à frente. Até o corrector automático da net achou que estava mal escrito...é quase tão estranho como o Suriname :P

bem vinda de volta

Anónimo disse...

ah ah ah, aqui no cacem nada é de estranhar!

Carla