segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A minha avaliação de desempenho de trazer por casa

Devia estar de férias, em vez disso estou a fazer um resumo da matéria de funcionamento da língua . Para quê? Para os ajudar a estudar. Para ficar com a sensação de trabalho-feito-e agora-seja-o-que-deus-quiser? Talvez. Exijo mas também dou, gostava era de poder ensinar tudo o que não aprenderam até agora, para que não façam má figura, para que não fiquem atrás de ninguém. Para mim, a formação é isto: conseguir dotá-los de ferramentas capazes de os levar mais além, nem que seja um passo mais à frente. É verdade que não se esforçam, que não se interessam, mas até aqueles mais certinhos não sabem estudar. Pura e simplesmente. Ao longo das reformas e afins foi-se pondo de parte a necessidade de memorização de conceitos e agora é ver os professores a pedir que saibam as preposições de cor (que não chegam a 2o palavras) e eles népias. Uns (muitos) não olham sequer para o caderno, mas outros há que vêem-se aflitos mesmo que tentem. Se assim é, se isto está mal, cabe-me também a mim melhorar. É assim que vejo isto, com alguma utopia à mistura, mas se deixar de pensar assim agora, daqui por cinco anos ando a motivá-los com fichas*. Por outro lado, esta história dos jogos e da brincadeira constante também não mer parece bem. Aprender é um processo que exige esforço de duas partes. Um esforço que não tem de ser escondido, para que eles não percebam que estão a estudar. Não, nisso também não vou. Aprender tem de ter a sua parte de suor, para que o lado do professor seja também valorizado.
Gosto do que faço, apesar do desinteresse de alguns, da falta de apoio, do constante deita-abaixo, e ocupo os dias e a cabeça a pensar em maneiras de os fazer gostar de aprender. Metade do que faço, ou mais até, acaba por cair em saco roto, mas o certo é que durmo de consciência tranquila.
E pronto, vou continuar, precisava de deixar isto escrito aqui para memória futura.

*private joke para as minhas compinchas das reuniões de Departamento.

3 comentários:

Romicas disse...

Como eu compreendo tudo isso!!!!

Mamute disse...

Parabéns pelo sentido de humor, belo blog. Vim aqui parar por causa do castanho sónia araujo, que já remonta a 2007 pelos vistos. Ainda não fui vítima, mas sou forte candidata. Aquela tinta fita-me fixamente todos os dias no armário da casa de banho de há um mês para cá. Tentarei resistir.

Adriana disse...

E há poucos professores assim! Parabéns por sê-lo,verdadeiramente.:)