sexta-feira, 12 de março de 2010

Que termo Inglês se arranja para isto?

- Ó stôra, ouviu aquela notícia do stôr que se matou?
Risos alarves ecoaram na sala.
- Ouvi.
- E o que é que a professora acha?
- Acho que, a ter uns alunos assim, agarrava numa caçadeira de canos cerrados, entrava na sala, despachava-os a todos e depois é que me suicidava.
Risos alarves param.
- Mas continuemos com os advérbios, que ainda temos de fazer uns exercícios.

Não estou a tentar armar-me em engraçada, longe disso. Li o rodapé da tvi quando estava a beber café em frente à escola e parei um bocado para pensar: Rio de Mouro está a meia dúzia de Km daqui. Pensei na profunda tristeza de um colega, do sentimento de impotência e da raiva pelo sistema que aquele profissional sentiu ao ponto de fazer o que fez.
Sou áspera, não sou a típica professora amiguinha, cá para mim a coisa não se leva com eles a julgarem-se iguais aos professores e sou também da opinião que, se eles não trazem essa noção com eles, devemos ser nós a tratar disso. Ninguém o fará por nós. Os tribunais julgam, as cadeias prendem, as escolas aturam e ainda têm de andar de cara alegre. Bela merda de sistema, francamente.

8 comentários:

Romicas disse...

Sou solidária e penso o mesmo.

HzoLio disse...

Qualquer dia ainda me roubas a fama de professor(a) maluco... ;)

Romicas, lembras-te do nosso amigo Botas?! Esse também arregalou muito os olhos comigo... ;)

teardrop disse...

Concordo plenamente com tudo o que foi escrito. Quando ouvi a notícia também pensei: que bela porcaria de sistema. Esta geração dista pouco tempo da nossa e nessa altura ai de quem ousasse levantar a voz a um professor. Acho que o respeito era grande e nem haviam muitos que se atrevessem. Considero urgente que se faça alguma coisa e devia começar na casa de cada um!

Romicas disse...

HzoLio, o Botas, comparado com o que anda por lá agora, era (quase) um anjinho... ;(

HzoLio disse...

Uiiiii... Deve estar lindo então! Estou a ver que o professor maluco vos está a fazer falta... ;)

Romicas disse...

O pior é se ficava ainda mais choné...

Eenesh disse...

Muito bom blog! :)

O facto de os meus pais serem ambos professores (a minha mãe do 2º ano, o meu pai do 2ºciclo de História), ajuda a gostar do blog e a perceber o que lhes vai na cabeça..

E esse professor era de uma escola aqui perto, em que o meu pai trabalhou há 2 ou 3 anos, realmente é triste ver que só deram a notícia um mês depois, quando falaram no aluno que também o fez...

rx disse...

E acredita que se ele o tivesse feito não se perdia nadinha eram menos uns quantos que tinhamos de governar nas prisões daqui a uns anos. quando estes vândalos que ocupam as escolas chegarem à maior idade não há impostos que cheguem para os governar nas prisões ou então deixam de os prender e nós deixamos de sair à rua.