quarta-feira, 28 de março de 2007

O Krusty vai à escola!

Ora, se um psicólogo chateia muito…2 psicólogos chateiam ainda mais!
Mas, recentemente, descobri uma outra classe ainda mais irritante: os educadores sociais. Que diabo é que faz um educador social? Um educador de infância educa crianças…um educador social educa quem, os adultos? Mas as crianças também se podem inserir no termo “social” logo…será que já há creches para pais, filhos, avós, amigos, condóminos, conhecidos, amantes, amigos-coloridos? Deve ser uma rambóia aquilo. Também quero. Imagino os bibes…
Ora, o belo do educador-social é, portanto, um ser que se equipara ao nosso mentor da sociedade actual: o psicólogo está claro. Com a diferença que pode fazer TUDO, mesmo que não saiba a ponta de um chavelho. Porquê? Porque é daquelas profissões sobre as quais não se fala e sobre as quais não se fazem juízos de valor: o puto chumba, CULPADO-Professor, o país não anda para a frente, CULPADO-Gestores, o sistema de saúde é uma treta, CULPADO- Médico. Não se ouve dizer que Portugal está na cauda da Europa à conta dos Educadores Sociais.
Das duas uma, ou se é assistente social, ou se é educador de infância…tudo ao molho dá uma profissão que não tem pontas por onde se pegue!
Mas não termina por aqui o rol de profissões esquisitas…não. O que raio é um Animador? Não sei se repararam, mas, de há uns anos a esta parte, tudo o que sejam cargos de museus, bibliotecas, centros de recursos, departamentos pseudo-culturais de autarquias, creches, ATL’s…tudo TEM UM ANIMADOR.Mas PORQUÊ? Frequência da disciplina semestral de Gargalhada Contagiante com o Krusty the clown?
Mas, mais inexplicável ainda, é a profissão designada por assistente de administração…por estranho que pareça existe mesmo o curso Assistentes de Administração! Chamem-me convencida mas não precisei de tirar um curso para aprender a tirar cafés. Mas pior ainda, quem é que é o marmelo que, diante dos impressos pensa assim:”ora bem, que eu quero ser um empresário de sucesso, arruinar o Champalimaud, tomar as rédeas do mundo…ah é isso mesmo! Não espera aí, o meu QI de 78 não chega, talvez seja melhor escolher um curso para ser subalterno toda a vida…ahah, é isso mesmo, Assistentes de Administração!”
E é assim, todos os anos.

Sem comentários: