Uma questão de identidade
Vim agora do blog da TCL, e estou deveras feliz. É uma felicidade algo parola, eu sei, mas é minha, por isso, faz sentido.
Ora a TCL chama-se Maria Teresa, e conta lá no blog dela que a irrita ser atendida numa loja ou interpelada via telefone, sendo tratada por D. Maria (já sem falar nas alarvidades de Senhora DÓna Maria...). Ora eu senti-me vingada! É que é mesmo isso! Eu chamo-me mesmo Maria, mas não só Maria, e sempre me irritou tratarem-me só por Maria, e acreditem qe não é por adorar o segundo nome. Acreditem que não é. Na escola primária era a Maria *****. Sempre assim foi. Não me soava estranho, era o nome que ouvia diariamente, sem tirar nem pôr. Ao longo daqueles quatro anos habituei-me a ouvir-me. Entretanto, ingressei no ciclo e a coisa modificou-se: apenas a Directora de Turma me tratava pelos dois nomes, os outros professores começaram a querer chamar-me só por Maria, afinal de contas não havia mais nenhuma, e sempre facilitava entre as Saras e as Martas...Mas não fui na conversa, e assim que começava o fadário da chamada, lá se ouvia o "não gosto que me chamem Maria, prefiro ****"
E pronto, criou-se a private joke da turma e da família e amigos por arrastamento. Assim que se iniciava um ano lectivo, era ouvir os risinhos na sala assim que o desgraçado do professor dizia "Maria, quem é a Maria?". Era automático, virava-se tudo para mim, à espera da resposta pronta.
Em casa, para me moerem faziam o mesmo. Estranhamente, a única pessoa que me chamava Maria e que não me chateava, era a minha avó.
Enfim...
E, curiosamente, foi este o nick que escolhi para o blog...vá-se lá perceber isto!
11 comentários:
A minha sogra chama-se Maria da Conceição, toda a gente lhe chama São excepto um dos muito sobrinhos que tem a mania de lhe chamar Tia Maria...Vês o que te espera com os teus sobrinhos? Chamarem-te um nome de uma bebida alcoólica?
Joka Sô Dôna Maria
O teu segundo nome pode ser lindíssimo, mas Maria, simplesmente Maria, é o nome mais bonito que existe.
A minha sobrinha tb é Maria ***** e na escola e para a familia será sempre Maria *****... Mas concordo c a patti, Maria é dos nomes mais bonitos que existe...
Kiss
As mulheres não são fáceis de entender e tu menos ainda... :-)
Eu cá nunca te chamei Maria, nem Maria *****, apenas *****! Tal como nunca chamei ao teu irmão **** ******, apenas Zé! :-))
Bejos
E com qual das duas casou o teu marido?
"Mary" não te atanaza tanto o juízo, Maria?
:)
Beijinhos grandes!
Lisa
Sempre te conheci por *****...não por Maria!
(Um dia ainda me vais contar porque fazias faíscas com uma certa pessoa...ah pois é... eu apercebi-me!!)
Pois que eu adoro o nome Maria. E se tiver uma filha há-de chamar-se Maria (e só Maria)!
Pronto, agora decepcionei-te?! :P
Portuguesa que se preze, tem Maria no nome. Eu também tenho. Bem vinda ao clube!
ora ora... não será assim tão mau!
eu sou Maria. Só Maria. e digo-te uma coisa... sofri muito nos tempos de escola.
Tudo o que era música "tuga chunga" tinha a Maria no meio... e eu irritava-me solenemente com os miudos que berravam "quero cheirar teu bacalhau" sempre que me viam... mas depois lá me habituei!(não à musica... ao nome!)
a mim o que me irrita MESMO são as pessoas que, quando digo o meu nome, escrevem Mª. abreviam o único nome próprio que tenho... rrrrrrrrrrrr
Eu cá gosto muito do teu *****.
é lindo!
Enviar um comentário