quarta-feira, 2 de abril de 2008

Uma questão de identidade

Vim agora do blog da TCL, e estou deveras feliz. É uma felicidade algo parola, eu sei, mas é minha, por isso, faz sentido.

Ora a TCL chama-se Maria Teresa, e conta lá no blog dela que a irrita ser atendida numa loja ou interpelada via telefone, sendo tratada por D. Maria (já sem falar nas alarvidades de Senhora DÓna Maria...). Ora eu senti-me vingada! É que é mesmo isso! Eu chamo-me mesmo Maria, mas não só Maria, e sempre me irritou tratarem-me só por Maria, e acreditem qe não é por adorar o segundo nome. Acreditem que não é. Na escola primária era a Maria *****. Sempre assim foi. Não me soava estranho, era o nome que ouvia diariamente, sem tirar nem pôr. Ao longo daqueles quatro anos habituei-me a ouvir-me. Entretanto, ingressei no ciclo e a coisa modificou-se: apenas a Directora de Turma me tratava pelos dois nomes, os outros professores começaram a querer chamar-me só por Maria, afinal de contas não havia mais nenhuma, e sempre facilitava entre as Saras e as Martas...Mas não fui na conversa, e assim que começava o fadário da chamada, lá se ouvia o "não gosto que me chamem Maria, prefiro ****"

E pronto, criou-se a private joke da turma e da família e amigos por arrastamento. Assim que se iniciava um ano lectivo, era ouvir os risinhos na sala assim que o desgraçado do professor dizia "Maria, quem é a Maria?". Era automático, virava-se tudo para mim, à espera da resposta pronta.

Em casa, para me moerem faziam o mesmo. Estranhamente, a única pessoa que me chamava Maria e que não me chateava, era a minha avó.

Enfim...

E, curiosamente, foi este o nick que escolhi para o blog...vá-se lá perceber isto!

11 comentários:

Rita disse...

A minha sogra chama-se Maria da Conceição, toda a gente lhe chama São excepto um dos muito sobrinhos que tem a mania de lhe chamar Tia Maria...Vês o que te espera com os teus sobrinhos? Chamarem-te um nome de uma bebida alcoólica?
Joka Sô Dôna Maria

Anónimo disse...

O teu segundo nome pode ser lindíssimo, mas Maria, simplesmente Maria, é o nome mais bonito que existe.

Luazinha disse...

A minha sobrinha tb é Maria ***** e na escola e para a familia será sempre Maria *****... Mas concordo c a patti, Maria é dos nomes mais bonitos que existe...
Kiss

Anónimo disse...

As mulheres não são fáceis de entender e tu menos ainda... :-)
Eu cá nunca te chamei Maria, nem Maria *****, apenas *****! Tal como nunca chamei ao teu irmão **** ******, apenas Zé! :-))
Bejos

Restelo disse...

E com qual das duas casou o teu marido?

Lisa's mau feitio disse...

"Mary" não te atanaza tanto o juízo, Maria?

:)

Beijinhos grandes!

Lisa

Dina disse...

Sempre te conheci por *****...não por Maria!
(Um dia ainda me vais contar porque fazias faíscas com uma certa pessoa...ah pois é... eu apercebi-me!!)

Sara disse...

Pois que eu adoro o nome Maria. E se tiver uma filha há-de chamar-se Maria (e só Maria)!
Pronto, agora decepcionei-te?! :P

Anónimo disse...

Portuguesa que se preze, tem Maria no nome. Eu também tenho. Bem vinda ao clube!

Anónimo disse...

ora ora... não será assim tão mau!
eu sou Maria. Só Maria. e digo-te uma coisa... sofri muito nos tempos de escola.
Tudo o que era música "tuga chunga" tinha a Maria no meio... e eu irritava-me solenemente com os miudos que berravam "quero cheirar teu bacalhau" sempre que me viam... mas depois lá me habituei!(não à musica... ao nome!)
a mim o que me irrita MESMO são as pessoas que, quando digo o meu nome, escrevem Mª. abreviam o único nome próprio que tenho... rrrrrrrrrrrr

Azul disse...

Eu cá gosto muito do teu *****.
é lindo!