sábado, 4 de outubro de 2008

Eu confesso

que não reconheço perfumes. É um problema que tenho. Ando para ali, a cheirar, e ao fim de dois ou 3 papelinhos, não cheiro nada nem distingo o que quer que seja. Fico com uma bela dor de cabeça e a próxima refeição é uma perda de tempo.
Definitivamente, não pertenço ao grupo das gajas que se põem a desfolhar uma revista e que param nas pa´ginas de publicidade e exclamam seguras de si: este perfume é tãããão bom!
Não, eu cá não consigo ter estes momentos de exteriorização pura, é escusado.
Em compensação, tenho memória olfactiva no que ao uso diz respeito. Explico: reconheço os cheiros nas pessoas. O que os meus amigos usam não sei, mas se o cheirar lembro-me que o não sei quê usa.
No outro dia, estive a falar com um moço lá no meu coiso (o coiso secreto). Ao fim de uns segundos e com a aragem a favor, vai de me vir uma baforada a pefume que me fez perder o fio à meada. Calei-me e ali fiquei estática, a pensar, incapaz de perceber quem era a pessoa com quem já estive e que usava aquela porcaria. O desgraçado, calou-se também e deve ter pensado que me estava a dar algum chilique, porque fiquei com cara de parva a olhar o vazio. Mas ZÁS! Lembrei-me. Sorri, limpei a baba que entretanto escorrera e lembrei-me, caraças! Era o perfume de um colega dos tempos de estudante. Não faço ideia do perfume que é, mas vá.
Estou sozinha no universo ou há para aí mais apanhados da cachola como eu?

14 comentários:

Dina disse...

Conheço alguns apanhados como tu...

mik@ disse...

lool tb nao tnh jeito nenhum pra reconhecer perfumes.
mas um dia destes cruzei-me com uma senhora que deixava um rasto de perfume, que eu, nem sei como, identifiquei logo como sendo hugo boss woman. obvio que ela exagerava à brava na dose...
bjos

Pedro disse...

Há. Mas geralmente identificou-os (se conhecer). Mas é estranhho passarem por nós pessoas na rua que cheira a pessoas que conhecemos.

Raquel A. disse...

Eu também sou um bocado assim por isso não é muito esquisito..

*BJS*

ariba disse...

Enquanto conheceres as pessoas pelo perfume e não pela sovacada, tudo bem, hehe!
Mas acho que descobri o teu coiso secreto: és promotora de perfumes!? acertei? acertei?

Miss Candy disse...

Lool... não, não estás sozinha! ;) Eu consigo cheirar perfume atrás de perfume... O mais complicado é gostar de algum. Porque ou são muito fortes, ou enjoativos, ou frutados, enfim... e também associo perfumes a pessoas, mas nesse aspeco costumo ser mais rápida a lembrar-me ;) Bjs!*

Anónimo disse...

Lol. Tal e qual! Ainda há uns dias disse a um amigo: "tu cheiras ao meu avô!!" Eu sei lá qual e a marca, pra mim é o cheiro do meu avô e pronto! Também identifico cheiros que me lembram determinados momentos, por exemplo, tenho uma amiga que de vez em quando cheira à minha viagem de finalistas! É engraçado, porque às vezes um cheiro tras montes de recordações :)

Elvira Carvalho disse...

Apanhados da cachola somos todos, uns de uma forma ou de outra. Eu não ligo aos perfumes. E sempre que vou comprar quero um novo, cheiro meia duzia deles e acabo trazendo o que sempre uso.
Um abraço e bom Domingo.

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa disse...

Deixa-me tentar explicar: acho que esquecemos muita coisa ao longo da vida, nunca esquecemos certos perfumes. Ou odores, se preferires. A memória olfactiva é muito poderosa

Há muitos anos, o grande amor da minha vida saiu a correr de um elevador onde ia uma pessoa com o meu perfume, então como agora sempre o mesmo, é uma extensão da minha personalidade. Ele estava no Canadá para uma reunião, vivia em Barcelona e não nos víamos havia duas semanas, estava morto de saudades (como eu).

Tens a memória olfactiva certa, não interessa nada que não saibas dar nomes aos perfumes. De resto, a maior parte é mesmo intolerável... :)

Beijo!

Anónimo disse...

Tb tenho a tendência para associar cheiros de perfumes a pessoas mas nunca sei qual é! Há um que qd sinto o cheiro daquele perfume me faz lembrar dum amor platónico da minha adolescência!

Ana Castro disse...

Maria,

Sou como tu, porque... tenho rinite alérgica :-) Já fui operada ao nariz e respiro melhor, mas o problema dos cheiros mantém-se... Há muita coisa que não consigo cheirar, outras consigo cheirar mas não consigo identificar o cheiro.

Do género: "Cheira a qualquer coisa... mas a quê?" :-D

MiSs Detective disse...

eu nao conheço o nome dos cheiros. os cheiros sao cheiros e acabou-se. eu nem sequer uso eprfume que diz q isso engana na hora da escolha do par lolol

mas tambem sofro disso, sei sempre quem usa aquele cheiro ;) sim, sou apanhada da cachola

Azula disse...

Podes juntar-me ao clube.