terça-feira, 14 de agosto de 2007

Nem Catarina Furtado nem chuva de estrelas


Lembro-me há uns anitos jeitosos que o pessoal lá de casa resolveu ir dormir para a varanda para ver a "chuva de estrelas".

Lembro-me que por volta das 2 da manhã a minha avó virou costas ao resto da família porque as estrelas não choviam nem por nada.

Lembro-me que estava um frio do catano e estávamos todos embrulhados em cobertores e a rir que nem uns perdidos por vermos as nossas figuras de mendigos.

Lembro-me que eu e o meu pai fomos os mais resistentes e só arredámos pé da varanda perto das 6 da manhã...quando o frio era mesmo insuportável e perdidos de sono.

Lembro-me de termos feito uma espécie de promessa em que mencionávamos que nunca mais íamos em balelas dos senhores da meteorologia.


Uns 12 ou 13 anos passados, pergunto eu, VOCÊS VIRAM ALGUMA P**** DE ALGUMA ESTRELA? É que eu não. As que vi estavam todas bem agarradinhas ao escurinho do pano de fundo. Parvas...

16 comentários:

MiSs Detective disse...

eu tambem fiquei nesses 12 ou 23 anos mais a minha prima feistas parvas penduradas na janela. este ano.. tá bem tá! enganam-me uma nao me enganam 2! tenho muitos desejos a pedir mas peço a outra entidade reguladora. shame on you if you fool me once! shame on me if you fool me twice! lolol

O Livreiro disse...

nem na primeira na segunda, não sou parvo para tanto...
a mim não me enganam eles...

bjufas

Miss Alcor disse...

LOL!!!
Eu fui dormir... estava demasiado cansada!
Mas o que é certo é que já vi várias chuvas de estrelas, e são realmente um espectáculo maravilhoso!
O problema é só um: ou estamos mesmo perto do ponto de entrada na atmosfera, ou então não vemos nada.
Eu tenho a certeza que mesmo que ficasse acordada não ía ver grande coisa desta chuva... elas íam entrar próximas de Perseu, e essa constelação fica por trás da minha casa!

Stôra disse...

Oh Maria!!!!!! É claro que vi!!! Muitas e lindas!!!
É preciso ter paciência! Saber esperar! Confesso que no início desesperei e achei que estava a fazer figura de parva mas quando vi a primeira percebi que a noite prometia!
Apesar do frio, estive cerca de uma hora (entre as 22h30 e as 11h30) a olhar para o céu e devo ter visto à vontade mais de 10 - umas maiores, outras mais pequenas.
Mas os afortunados podem ainda ver "restos" até ao dia 24 do corrente. E digo-te que na noite passada (de 13 para 14) por volta das 2h45 vi uma muito linda!
(Tens de olhar para Nordeste)
*Beijinhos*

Dina disse...

Há uns anos vi muitas...aliás deve ter sido a noite em que mais estrelas cadentes se viram. Desta vez...esqueci-me.
De vez em quando dá para ver uma ou outra a cruzar o céu e vale a pena.
Bj

Anónimo disse...

Olá

È um bom programa para fazer com miúdos...numa varanda ou até numa praia.

Pena que o céu estivesse nublado, mas numa criança sempre fica a recordação de uma noite bem passada e diferente.

Bruno Fehr disse...

A única chuva de estrelas que vi, era apresentada pela Catarina Furtado. Mesmo assim via contrariado!

Teresa disse...

Tenho uma vaga lembrança desse fenómeno, mas não vi nada (devia estar entretida numa das minhas saídas à noite que eram quase noite sim-noite sim).

No deserto (só conheço o do Sahara, não sei se nos outros é assim) é impressionante a quantidade de estrelas cadentes que se vêem! Do género "olha uma!" e logo a seguir "olha outra!", isto a noite toda. Ficávamos na tenda de cabeça de fora a vê-las e a formular desejos. Eu só ouvia o Zé dizer a toda a hora: "Um F-40! Um F-40!" - fiquei a saber que era um modelo de Ferrari... :)

Beijo grande.

Cruxe disse...

Eu vi. Mas eu estava no campo, longe das luzes (e) da civilização.

Há uns 12/13 anos (como tu dizes, que eu não me lembro ao certo quando foi) também vi, mas foi no dia anterior ao anunciado.
Estava em Porto Covo, deitado em cima de uma rocha a curtir uma buba que até fiquei a pensar se não seria o álcool. Vi mais de 20 estrelas nessa noite. Na noite seguinte estava em Coruche, junto ao Sorraia e não vi umazinha que fosse.

MiSs Detective disse...

claro que ali em cima nao era 23.. era 13 LOLOLOL

Stôra disse...

Cruxe: Eu vi muitas no domingo pq estava longe da civilização (na costa alentejana), caso contrário não se vê nada ou será muito difícil! Mesmo numa praia, se for praia de grande cidade (muita luminosidade por perto), duvido que se veja alguma coisa.
*Beijinhos*

headache disse...

Eu lembro-me dessa ocasião, e vi uma singela estrela cadente.

Agora já estou demasiado velho e com demasiado sono para essas coisas.

maria cunha disse...

por aqui houve chuva, mas não foi de estrelas :)

beijo

Azul disse...

Bem.
A ti, enganaram-te com uma chuva de estrelas.
A mim passaram-me a perna com uma p******** a de uma 2ª Lua( supostamente Marte, no seu esplendor) a 27 de Agosto próximo....ainda bem que fui avisada a tempo de que era uma grande tanga...
As m**********s que estes gajos inventam e as cenas em que a gente acredita...
raisparta.

Bjufas

SBFR disse...

pah, sei que venho com atraso e tal... tou a ler todos os posts que falhei (pois, não tenho mesmo nada melhor para fazer)! E sim... eu vi estrelinhas.. algumas.. e sim, estavam em movimento...
bjs

ariba disse...

Nessa noite, e bastante tarde, por sinal, estava eu a deslocar-me à minha terra natal para passar uns dias. Optámos por ir pela estrada nacional para poupar o dinheiro da portagem e porque assim era mais férias... Vimos algumas estrelas cadentes e muitos mosquitos enganadores! Por coincidência, lembrei-me de ti e do Esk quando vi uma mesmo quando estava a chegar a Alpiarça. Não fosse quase uma da manhã e vocês terem de se levantar cedíssimo e tinha-vos ido chatear para vermos mais algumas juntos...

Beijos