quinta-feira, 19 de abril de 2007

Questões do dia:

Como é que se ensina o 25 de Abril a putos que consideram o Afonso Henriques contemporâneo do Salgueiro Maia?..
Quando estão tão habituados a fazer exigências, que o conceito de ditadura lhes-é totalmente absurdo...
Quando a noção que têm de 25 de Abril é "Revolução dos cravos"...já para não mencionar os que pensam que se diz " Revolução dos Escravos"...
Quando, nos dias que correm, um cartaz pseudo-nacionalista, que incita à xenofobia, não constitui uma violação à lei...
Quando Salazar é eleito o Maior Português...

Encontro-me a leccionar numa "vila comunista". Grande parte dos alunos são descendentes dos grandes impulsionadores da Resistência, de assalariados rurais vítimas de perseguição pela PIDE...mas sou eu a dar-lhes essa novidade.

Estou a ver uma reportagem sobre a manifestação da Extrema-Direita e aparece-me uma cachopa de uns 16 anos a empunhar uma bandeira dessa ideologia -chamando-lhe alguma coisa-a mascar pastilha de boca aberta e a fazer adeus à câmara.

Quis saber quem sou...o que faço aqui...

3 comentários:

Anónimo disse...

Por vezes não temos consiciência dos absurdos que nos rodeiam. Se um filho me pergunta porque é que celebramos o 25 de Abril, se o sr. mau (Salazar) até ganhou um concurso na televisão?
25 de Abril, mais que uma data é uma ideia, uma maneira de encarar o mundo. E, cada vez mais distanciamo-nos dela.

Dina disse...

Quem me abandonou...de quem me esqueci...

Acho que no fundo a canção de Paulo de Carvalho serviu como senha e como premonição do que aconteceria 30 anos depois.

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.

A memória dum povo...é curta!

Formiguinha disse...

Como eu te compreendo!!!

No ano passado deparei-me com o mesmo problema, para além de que achavam que o 25 da Abril de 74 tinha sido "Há bué tempo!!!" e por isso não tem o mínimo de actualidade ou interesse e "o Salazar" até deve ter sido um gajo fixe!!!

A questão que coloco é: onde é que vamos parar???