terça-feira, 22 de maio de 2007

Sou pobre mas asseadinha...

Hoje no sociedade civil fala-se de pirataria. Ah e tal não se deve piratear...

Ora bem, eu cá sou tão pirata, mas tão pirata, que só me falta a perna de pau, portanto, meus amigos a mensagem que eu gostaria de deixar é que, se não fosse por esta minha veia pirata, não teria curso e seria uma total analfabeta a nível de música e cinema. E porquê? Porque não tenho dinheiro para andar a gastar em tudo aquilo que gostaria. Há males maiores com que a sociedade civil (que não o programa) se tem de preocupar.

Ainda me lembro do dia em que tive de comprar a Nova Gramática do Português Contemporâneo do Lindley Cintra...bom, durante uns meses andei a chorar o dinheiro, porque dispor de 6 contos na altura era um balúrdio...bom, ainda é, pelo menos para mim.

Mas como achei que era uma obra necessária (e nunca se sabe se poderia vir a ser acometida por ataques de insónia ou de cães violentos...era cá um calhamaço...) lá pedinchei o dinheiro aos meus pais e adquiri a Bíblia dos geeks e ratos de laboratório.

Uns meses mais tarde, emprestei-a a uma colega e nunca mais a vi. Segundo ela, eu não tinha emprestado nada. Pronto, rebelei-me contra o sistema, comecei a vestir de preto e a domesticar corvos ( ao fim-de-semana sacrificava uma ou duas galinhas pretas) e vai de FOTOCOPIAR com fartura. Sim, que eu sou uma REBELDE! Não se metam comigo.

Depois, e devido a uma Educação cristã e não sei quê, juntei-me novamente ao Lado Bom da Força.

Infelizmente, tal como nos filmes, a mocinha é sempre tentada e não sei quê...pois bem a mim não foi a tentação que me lixou...foram os assaltantes que resolveram levar-me o ambipur do carro e uns bons 300 cd's ORIGINAIS. Já agora, amigo de etnia cigana, se me estás a ler (duvido...para as vezes que metes os pés na escola...) aconselho-te a OST de O Piano e algumas da Beth Orton do Central Reservation. O marido aconselha os 3 cd's de dEUS que tinha acabado de comprar por 60 euros após grandes discussões e noites dormidas no sofá...3 dias antes.

No entanto, e como o Euromilhões tarda a chegar, continuo a fazer downloads e a gravar cd's e dvd's. Mas, prometo, quando eu deixar de ter problemas quando consulto o Multibanco começo LOGO a comprar originais.

Já mencionei que o "300" do Frank Miller é BRUTAL? Pois, é que dinheiro para gastar em cinema não tenho, mas o portátil até tem memória com fartura.

Já agora, o portátil ainda está a ser pago. Pelo que escusam de vir para cá com "se tens dinheiro para ter o portátil...". Já para não mencionar que é um instrumento de trabalho absolutamente indispensável.

17 comentários:

maria cunha disse...

já não fotocopio um livro há uns anitos, mas lembro-me que nos meus tempos áureos o fazia com total conhecimento do desrespeito pelos direitos de autor e sem qualquer problema de consciência...

isso faz de mim um rebelde?

Graça disse...

Viva a pirataria a aldrabice e o utorrents.

eh eh eh !!!

Um abraço do Benfiquista

Dina disse...

O dia que os portugueses tiverem um nível de vida decente que lhes permita comprar originais...começo a declarar guerra à pirataria até lá concordo contigo.
Já agora também dava jeito baixarem o preço dos cd´s por ex...em Espanha um cd custa muito menos que em Portugal, sendo assim querem o quê, milagres??
Hoje como estou de folga acho que vou aproveitar para ver um filmezito que ali tenho já gravado há algum tempo.
No sábado vi um com o Denzel Whashington (actor fetiche pra mim) que não sendo uma obra prima deu para descomprimir depois dum dia de trabalho cansativo...chama-se Dejá Vu e penso que é o último dele que chegou aos clubes de vídeo.

Maria do Consultório disse...

Maria Cunha:

Se faz de ti rebelde? Ora pois está claro que sim...equiparada aos delinquentes que roubam velhinhas.
De acordo com a SPA...

Maria do Consultório disse...

Pelos cd's, dvd's e pela pasta dentífrica pagamos 21% de IVA...um artigo de luxo. Ora se nós até somos um país da cauda da Europa temos de recorrer a outros meios para conseguirmos aceder à cultura.
Cultura e Educação.
O cromo do Pedro Osório (SPA) é cá um comediante...segundo ele, as pessoas fazem downloads não por falta de dinheiro mas por TCHANAN!!preguiça! Diz-me lá se o homem não é um talento?

Maria do Consultório disse...

Benfiquista:

Tu então...já devias estar na lista da Interpol!!

Anónimo disse...

Não vi o 300, não vejo a Sociedade Civil, mas também sou muito asseado.

É este o meu bitaite ;) Ando com falta de imaginação sinceramente

Um beijinho

Formiguinha disse...

C'um catano!!!
Concordo mesmo contigo, e també eu só compro os originais que gosto MESMo MESMO MESMO (o que deve dar paraaí um por ano, neste momento)!!!
E pá e lembram-se quando tínhamos que pagar uma oia de 30 contos para sermos sócios dos clubes de vídeo??? Ontém lembrei-e disso ao ver um bocadinho dos "Marados à solta" um dos primeiros filmes que aluguei há "bueda tempo"

Anónimo disse...

cara maria, só passei para te dizer q foste roubado no preço da gramática q ao preço de hoje custa 29€ +/-, fala quem percebe do assunto.
bjs

Maria do Consultório disse...

Ó livreiro.

Olha lá, então e não é um balúrdio na mesma?
Mau!Tu queres ver que eu tenho que ir aí!

Cruxe disse...

A cena das fotocópias lembra-me os meus tempos de faculdade (esses belos seis mesitos que perdi na minha vida).

Tinha um professor que escreveu um manual "indispensável" (segundo ele) para a disciplina. E depois vendia fotocópias desse mesmo manual. Sim fotocópias, tiradas na secretaria da faculdade, pelas quais nós pagávamos por volta de 6 contos.

E não pensem que podiam ir tirar as fotocópias noutro lado qualquer porque ele fazia questão de as rubricar para garantir que as comprávamos na secretaria. Ou seja, pagávamos um balúrdio não pelo manual, mas pela rúbrica do dito senhor.

A bem dizer, foi ele um dos que me fez deixar o curso a meio do primeiro ano :)

Maria do Consultório disse...

Formiguinha:

Eu e clubes de vídeo...não fui grande adepta até à chegada dos dvd's porque,e isto é a sério, o vídeo lá de casa funcionou uns breves 10m (início do Caça-fantasmas) e depois deixou esta vida. Retirou-se para casa do Sr. Antunes que arranjava electrodomésticos. Ora um vídeo, naquela altura, era qualquer coisa de muito à-frente (a par do fax que também por lá ficou)pelo que nuuuunca mais o vi!

Eu sei, tinha de haver um motivo para eu ser assim.


Culpado: o Sr. Antunes, esse intrujão.

Maria do Consultório disse...

Cruxe:

Foi como a porra da gramática!Aquilo fez-me uma falta como a fome!
Mas ao menos os meus professores só roubavam nas notas...eram aqueles de luva branca. Epa, agora lembrei-me de um post: dizer mal daquele corpo docente todo, com especial referência a uma delas...hummm...MUAAA HAAA HAAAAA

Anónimo disse...

podes sempre vir, há sopinha e pouco mais...
bjs

Anónimo disse...

Falas muito bem. A meio do meu 2ª curso, se fosse a comprar todos os livros que preciso para as cadeiras o euromilhões ia saber-me a uma mísera rifa da igreja.

Afinal os piratas somos nós ou são as editoras? :)

Adoro o teu blog.

Um beijo nortenho

Maria do Consultório disse...

Livreiro:

E é de quê a sopa?
Tem cebola?
Tem tomate?
Tem batata?
Tem feijão?
Tem chouriço?
Tem água?
TEM????QUE HORROR!
Já não vou.

;)
Beijinho seu careiro!

Maria do Consultório disse...

Perversity:

Obrigada pelo comentário. Fiquei com o ego mais ao menos ao nível das Penhas Douradas!!!Eu sabia que havia alguém que gostava dos meus bitaites!

Volta sempre.

Beijinho Alentejano